sábado, 25 de abril de 2009

... 25 de Abril sempre novo


A história

Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de estado militar que derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo - que cederam perante a revolta das forças armadas - o regime político que vigorava em Portugal desde 1926. O levantamento, também conhecido pelos portugueses como 25 de Abril, foi conduzido em 1974 pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução trouxe a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).
Hoje, vamos todos celebrar o Dia da Liberdade que conquistamos há 35 anos. Ela já não é propriamente jovem, mas continua viva . É madura e adulta.
Vamos vivê-la com toda a cidadania de que somos capazes! Vamos para a rua cantar a Granândola Vila morena e uma Gaivota, felizes por podermos livremente falar sem medo de perseguições , dizer a nossa opinião sem medo de ir para a prisão. A Liberdade existe!
Respeita os outros como a ti mesmo.
Vamos continuar a ser livres! Mas não podemos esquecer que cada um tem de cumprir a sua parte ! Liberdade implica responsabilidade !Não te esqueças de cumprir com a tua parte !

Sem comentários:

Enviar um comentário