sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Dia do Trabalhador


História
Em 1886, realizou-se uma manifestação pacifica de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA ( Estados Unidos da América). No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a policia alguns manifestantes morreram.

No dia 4 de Maio houve nova manifestação organizada contra os acontecimentos do dia anterior e algumas mortes porque a policia lançou uma bomba para dispersar os manifestantes e morreram várias pessoas.

Três anos mais tarde, em Paris, tomou-se a decisão de convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. A luta continuou ...e em 1919 o senado francês ratifica o horario de trabalho de oito horas e passou aqui a ser feriado

A Rússia em 1920 adota o 1º de Maio como feriado nacional e este exemplo é seguido por muitos outros países.

Em Portugal , O Dia do Trabalhador, só a partir Maio de 1974 é que se a comemora livremente e este passou a ser feriado.
Haverá outros paises que celebrem este dia em outras datas?
Queres ir descobrir????????????????????

Sem comentários:

Enviar um comentário