sexta-feira, 14 de maio de 2010

Articulação entre 1º Ciclo e a Pré - Uma realidade fáctica- Docente Lúcia Vieira e Educadoras Isaura Marçal e Leopoldina Santos


A Dança das Letras II


No passado dia 14 de Maio os meninos da nossa escola da Pré das salas amarela e azul, tiveram uma actividade enquadrada na temática iniciação à leitura e escrita- "A dança das Letras - vogais" também já apresentada pela docente Lúcia Vieira , no ano transacto.

com algumas diferenças.Claro! Nada se repete...!
Começou assim:
Primeiramente, os meninos em conjunto ,visionaram um power point sobre as vogais da obra de Luisa Ducla Soares, intitulado "AEIOU "na biblioteca da nossa escola.












A actividade foi preparado pelas docentes do 1º ciclo e Pré, respectivamente Lúcia Vieira e Isaura Marçal e Leopoldina Santos. Depois do visionamento da história das vogais e muita oralidade , fomos para a sala continuar a actividade porque o espaço da BE é pequeno e para fazer uma dança
precisamos de um espaço maior.



A dança iniciou ao som do CD ," canção das vogais" , com as vogais ao peito ,como se fosse um colar e ainda com um balão na mão, também com letras . Foi uma dança muito participada e muito alegre!



Dançámos e dissemos os nomes das vogais em voz alta e as assistentes também deram uma ajudinha.



Depois agrupamos as vogais para formar as palavrinhas, chamados ditongos Ai, Ui ,... e fomos dizendo a amiga A foi passear e encontrou o amigo I e como são amigos deram as mãos e fizeram juntas outro amigo maior o AI, e fizémos isso com todas as vogais para podermos ler todos os ditongos que iamos formando .
Foi muito enriquecedora esta actividdade articulada. Algumas imagens vos deixamos poderem partilhar a alegria de uma dança especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário